Parece que o público realmente gostou de Pantanal, pelo menos os telespectadores da capital fluminense fizeram com que a Globo conseguisse recuperar parte da audiência perdida com a exibição de Um Lugar ao Sol, trama que amargou índices baixíssimos não só no RJ, como em diversas capitais pelo Brasil.
De acordo com dados consolidados pela Kantar Ibope, a primeira fase de Pantanal, composta por aproximadamente 13 capítulos, angariou uma média de 29 pontos no Rio de Janeiro e 27 pontos em São Paulo. Em determinados capítulos, a novela chegou a consolidar aproximadamente 32 pontos de média na capital fluminense.
Apesar desses 29 pontos parciais não serem completamente explosivos, e estarem abaixo da meta para o horário - 30 pontos - sinalizam um acréscimo significativo de audiência no horário nobre global, especialmente no RJ. Só para efeito de comparação, Um Lugar ao Sol alcançou nas suas duas primeiras semanas na capital fluminense uma média parcial de 26 pontos, contra 31 pontos da reprise especial de Império e 30 pontos da reprise especial de A Força do Querer. Resta saber se a segunda fase vai dar continuidade a escalada de recuperação dos números do horário nobre. No que depender da boa vontade do público, parece que Pantanal deve tirar de letra essa missão vista como quase impossível algumas semanas atrás, tornando-se um grande sucesso de público e crítica.

Nenhum comentário:
Postar um comentário